Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Tondela vai assinalar o Dia Nacional do Azulejo, que se comemora já na próxima segunda-feira (6 de
maio).
A efeméride vai ser comemorada com a realização de uma “Rota Azulejar em Tondela”, que dará a conhecer parte do património azulejar da cidade.
Na atividade participarão duas turmas de Artes da Escola Secundária de Molelos do 10º e 11º anos de escolaridade. A primeira “viagem” pelas composições azulejares decorrerá pelas 10h15 e a segunda terá início pelas 15h00.
O percurso vai iniciar-se no Arquivo Municipal, onde se apreciará o painel frontal, depois seguirá para a Rua General Humberto Delgado, onde estará em destaque um conjunto de painéis de uma casa particular.
De seguida, os estudantes vão ver um painel de uma habitação no Largo Anselmo Ferraz de Carvalho, passando posteriormente pela Escola Profissional de Tondela, que possui azulejos de relevo no interior e no exterior do edifício, e
por uma moradia na Rua Tomaz Ribeiro.
A rota termina no átrio da Câmara Municipal de Tondela, com os painéis pintados por Pedro de Figueiredo.
Além da caminhada pelo património e de uma explicação sobre as obras visitadas, a iniciativa inclui uma breve nota histórica e biográfica sobre alguns dos seus autores/ceramistas, a história do Azulejo em Portugal, o seu o fabrico e as fábricas de referência em solo nacional. Será ainda efetuada uma explicação acerca da Arte Nova e o seu aparecimento em Portugal.
O património azulejar da cidade de Tondela integra-se, na sua quase
totalidade, no movimento Arte Nova. A cidade apresenta relevantes exemplos
desta criação artística em forma de revestimento ou de parcial decoração nas
fachadas e interiores de edifícios.