O Núcleo Distrital de Viseu da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza – e a Escola Superior de Educação de Viseu estão a organizar, em parceria com o município de Viseu, a Casa do Povo de Abraveses, a Caritas Diocesana de Viseu e o Centro Social Paroquial de São José, a mesa-redonda: “Os desafios da Interculturalidade na Intervenção das Equipas de Rendimento Social de Inserção”.
Destinada a estudantes da área social, profissionais sociais e comunidade em geral, e com moderação de Tiago Caio, a iniciativa, marcada para dia 11 de abril, às 14h30, no Auditório da Escola Superior de Educação de Viseu, conta com as intervenções de Carla Correia (C. P. Abraveses); Cátia Rodrigues (C.S.P. São José); João Almeida (C. D. Viseu); Ana Paula Cardoso e Isabel Aires de Matos, ambas da E.S.E.V.
Com esta ação pretende-se promover a reflexão acerca dos desafios da interculturalidade que as equipas da medida Rendimento Social de Inserção enfrentam na sua intervenção. Esta mesa-redonda irá contar com a participação de representantes das três equipas responsáveis pela implementação da medida Rendimento Social de Inserção no concelho de Viseu e de duas docentes da Escola Superior de Educação de Viseu. O intuito é o de estabelecer um equilíbrio entre o conhecimento académico e científico acerca do fenómeno da interculturalidade e os desafios da dimensão prática enfrentados pelas equipas da medida RSI, articulando-se contributos promotores de pistas de ação transformadoras da realidade social.
Mais informações e inscrições, até dia 9 de abril, em: https://si2024.eapn.pt/?p=413
Promovida desde 2014, a Semana da Interculturalidade procura combater a pobreza e a exclusão social, através do diálogo e da convivência com o outro. Segundo a EAPN, “numa sociedade cada vez mais globalizada, a diferença e a diversidade podem garantir a plena cidadania de todas as pessoas, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada”. Como nas edições anteriores, conta com o apoio e parceria da AIMA Agência para a Integração, Migrações e Asilo e da OIM Portugal.