No próximo sábado, dia 28 de setembro, o dérbi que coloca frente-a-frente o CD Tondela e o Académico de Viseu, no Estádio João Cardoso, será «mais do que um confronto desportivo».
«O jogo da sexta jornada da Liga Portugal 2 Meu Super será uma celebração de valores maiores: o sentido de responsabilidade, o fair-play e a homenagem aos verdadeiros heróis do nosso distrito e do nosso País: os Bombeiros», revela o clube Viseense.
Homenagem aos Bombeiros do Distrito de Viseu
Numa iniciativa conjunta entre as estruturas do Académico de Viseu FC e do CD Tondela, o encontro será marcado por várias ações de homenagem aos Bombeiros, que foram e têm sido incansáveis no combate aos incêndios que devastaram várias regiões de Portugal durante este verão.
Entre os momentos mais significativos, destacam-se:
• A entrada dos 11 titulares de ambas as equipas com t-shirts brancas onde se lerá a mensagem “OBRIGADO BOMBEIROS”, num gesto de gratidão por todo o esforço e sacrifício destes homens e mulheres;
• As equipas do Académico de Viseu FC, do CD Tondela e de arbitragem farão uma guarda de honra aos representantes de todas as corporações de Bombeiros do Distrito de Viseu, que foram convidados pelo CD Tondela a estar presentes neste jogo, como forma de reconhecimento e homenagem;
• Logo após este momento, todos os jogadores e os representantes das corporações presentes, posarão para uma foto conjunta no centro do relvado, num símbolo de união e respeito.
Homenagem aos concelhos mais afetados pelos incêndios
Num gesto simbólico de apoio às comunidades mais devastadas pelos incêndios deste verão, todos os jogadores convocados do Académico de Viseu FC usarão, nas costas das suas camisolas, os nomes dos 20 concelhos do país mais afetados pelas chamas, substituindo os seus próprios nomes. Esta iniciativa do emblema academista foi devidamente validada pela Proteção Civil, que aprovou a lista dos concelhos a serem homenageados.
Rivalidade saudável e fair-play
O Dérbi Beirão é, historicamente, marcado pela rivalidade entre os dois emblemas da região. No entanto, ambos os lados desejam neste sábado demonstrar que essa rivalidade se vive apenas dentro das quatro linhas. Para sublinhar este espírito de fair-play e respeito, as mascotes das duas equipas – o Viri, do Académico, e o Beirão, do CD Tondela – circularão tanto pelo relvado como pelas bancadas, interagindo com adeptos e demonstrando que, fora de campo, há amizade e união.
Este jogo transcende as questões meramente desportivas. Mais do que um simples dérbi, será um evento que demonstra o poder do futebol em unir, inspirar e homenagear. O Académico de Viseu FC e o CD Tondela reafirmam, assim, o seu compromisso para com as suas comunidades e para com o seu Distrito, mostrando que, no desporto, há espaço para rivalidade, mas também para respeito, responsabilidade e solidariedade. Juntos, fazemos do Dérbi Beirão um jogo de união e homenagem. Que vença o espírito de fair-play.