Deco lança campanha para combater falsas empresas amigas do ambiente 

26/01/2023 10:19

A DECO lança hoje, dia 26,  a campanha “Greenwashing: Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são” com o objetivo de capacitar os consumidores para a escolha de produtos mais sustentáveis e reconhecer a existência de alegações ambientais enganosas.

O aumento do comportamento ecologicamente consciente dos consumidores trouxe consigo uma técnica de marketing designada como “greenwashing”, também conhecida como “ecobranqueamento”. Através dela, uma empresa consegue afirmar que cumpre “determinadas” metas de proteção do ambiente ou que tem um “determinado” desempenho ambiental, não o fazendo na verdade.

Em comunicado, a Associação esclarece o conceito, de forma a que os consumidores consigam compreender quais os produtos que são, verdadeiramente, amigos do ambiente, evitando que gastem dinheiro em escolhas sustentadas em falsas alegações. 

«Ecológico, Biodegradável, Amigo do Ambiente, … O que têm de comum estas expressões? Talvez muito pouco! Na verdade, são argumentos publicitários que procuram a atrair a atenção do consumidor, sobretudo daquele que tem maiores preocupações ambientais, na hora de fazer as suas compras, mas que não apresentam nenhuma prova ou evidência sobre a sustentabilidade do produto ou da empresa em questão. Portanto, numa altura em que 57% dos consumidores da União Europeia estão recetivos a alegações ambientais no momento de escolher e comprar, para algumas empresas mostrar-se verde, tornou-se bom para o negócio.»

Siga a campanha “Greenwashing: Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são” no site da Deco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *