Dançando com a Diferença estreia espetáculo “OS NAVEGANTES”

15/06/2023 11:11

Nos próximos dias 19 e 20 de junho, segunda e terça-feira, às 21h30, os Claustros do Museu Nacional Grão Vasco vão receber a estreia da Peça “OS NAVEGANTES”, da Dançando com a Diferença.

Esta peça de dança-teatro conta com a direção e coreografia da artista espanhola Amaya Galeote, e com um elenco de seis intérpretes do núcleo da companhia de Dança Inclusiva de Viseu. 

A criadora da peça descreve-a como uma viagem «que explora esses lugares intermédios e fascinantes que existem entre aquilo que anseia morrer e o que pede para nascer».

O desenvolvimento deste trabalho surge no âmbito de um projeto de intercâmbio europeu que une Espanha e Portugal, com o objetivo de promover a inclusão social e laboral de artistas com deficiência. 

Henrique Amoedo, diretor artístico do Dançando com a Diferença, refere-se a este projeto com um «projeto que nos enche de esperança porque assenta naquilo que acreditamos ser a verdadeira inclusão. Todos os participantes foram ouvidos, sentindo-se seguros para exprimir aquilo que pensam, algo que faz parte do ADN da nossa dança».

Odete Paiva, diretora do Museu Nacional Grão Vasco, explica que esta «é uma peça de dança-teatro muito especial por resultar do trabalho com o grupo “Dançando com a Diferença” e de práticas de programação coordenadas pela Fundación Psico Ballet Maite León, centradas no acesso e na participação, garantindo uma cidadania plena e o reconhecimento da diversidade humana. Neste contexto, o Teatro Viriato merece especial destaque pelas sinergias criadas, pelas parcerias e aprendizagens construídas, ao longo deste projeto ibérico».

“OS NAVEGANTES” tem duração de uma hora, sendo de entrada gratuita mas limitada à lotação do espaço. Por este motivo carece de reserva prévia que pode fazer através do e-mail info@danca-inclusiva.com, ou por telefone através o +351 927 069 966 (chamada para rede móvel nacional).

Coordenada pela Fundación Psicoballet Maite León, em colaboração com a Dançando com Diferença, esta iniciativa é financiada pela Fundación ONCE e o Fundo Social Europeu.

Foto // ©Tomás Pereira

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *