No próximo dia 21 de novembro, terça-feira, a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão e o Instituto Politécnico de Viseu organizam com o apoio do Colab Wines & Wines – Polo do Dão e Município de Gouveia um workshop sobre “O Valor do Património Genético do Dão”, no Auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Tazem, em Gouveia.
O workshop visa debater as estratégias de valorização da diversidade intra e intervarietal da videira, a importância estratégica da sua preservação e estudo para a vitivinicultura, e os contributos que as instituições, organizações e empresas poderão dar para conservar e valorizar este património.
A receção está marcada para as 14h e contará com vários nomes como Elsa Gonçalves, da ISA-UL que irá falar sobre as “Estratégias de valorização da variabilidade intravarietal das castas de videira”. Haverá ainda uma mesa redonda moderada por António Jordão, sobre o tema “O valor enológico das castas autóctones”, que contará com a participação de Xabier Kamio, AZ3; Nuno Cancela de Abreu, Sociedade Agrícola Boas Quintas; Osvaldo Amado, Global Wines; Paulo Nunes, O abrigo da Passarella e Sónia Martins, Lusovini.
O encerramento ficará a cargo de Luís Tadeu, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Fernando Martins, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, entre outros nomes.