Covid-19: Portugal passa a aceitar vacinas diferentes na emissão de certificados

08/02/2022 11:49

As vacinas chinesas da Sinopharm (Vero Cell) e Sinovac (Coronavac), bem como a da multinacional indiana Bharat Biotech International (Covaxin), passam agora a ser aceites pelas autoridades portuguesas para efeitos de emissão de certificado covid-19.

O Infarmed e a Direção Geral da Saúde (DGS) avançam que serão igualmente aceites para emissão de certificado covid-19 autorizadas em países terceiros, sublicenciadas pelo mesmo titular da Autorização de Introdução no Mercado, incluindo neste grupo as vacinas dos produtores Verity Pharmaceuticals (Canadá), Fiocruz (Brasil) e R-Pharm (Rússia).

Até aqui, o Infarmed validava apenas as vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA): a da Moderna, a da Pfizer, a da Janssen, a da AstraZeneca e a Covovax.

«A completude de esquemas vacinais primários iniciados noutros países e/ou a administração de doses de reforço após conclusão de esquemas vacinais primários realizados noutros países, bem como a transcrição dos atos vacinais correspondentes deverão seguir as recomendações da DGS», é adiantado.

Atualmente, são utilizadas várias vacinas contra a covid-19 com enquadramentos regulamentares distintos, «o que significa que podem chegar ao território nacional cidadãos vacinados com vacinas e esquemas vacinais diferentes dos recomendados em Portugal».

O certificado digital covid-19 da União Europeia ou outro comprovativo de vacinação reconhecido continuam a ser necessários para entrar em Portugal.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *