COVID-19: Escolas encerram esta sexta-feira e durante 15 dias 

21/01/2021 15:02

O governo decidiu encerrar as escolas durante os próximos 15 dias, a partir de amanhã. O anuncio foi feito pelo primeiro-ministro, António Costa, no final do concelho de ministros, desta quinta-feira, 21 de janeiro.

Isto significa que, não haverá atividades letivas durante duas semanas, e terão de haver depois compensações no final do calendário escolar.

Para apoiar as famílias com filhos com idade igual ou inferior a 12 anos, haverá justificação para quem precisar de faltar ao trabalho e um apoio financeiro identifico ao da primeira fase do confinamento. 

António Costa acrescenta que “nesta interrupção manter-se-ão abertas as escolas de acolhimento, cujo os pais trabalham em serviços essenciais, que não podem ficar com os filhos”, e está também assegurado o “apoio alimentar a alunos de ação social”.

As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens vão manter-se “em pleno funcionamento”.

Quanto aos serviços públicos foi também anunciado o “encerramento das lojas do cidadãos”, que funcionaram apenas com “atendimento por marcação”, anunciou.

António Costa informou ainda que os tribunais de primeira instância vão voltar a encerrar, exceto para atos processuais urgentes. Esta é a segunda vez desde o início da pandemia, em março de 2020, que os tribunais vão estar encerrados, passando apenas a serem realizados atos processuais e diligências relacionadas com direitos fundamentais dos cidadãos, tendo sido aprovado um regime excecional de suspensão de prazos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *