Covid-19: DGS recomenda testes em festas familiares, eventos culturais e desportivos e empresas

16/06/2021 12:05

A realização de testes à Covid-19 passa a ser recomendada em eventos familiares, eventos culturais e desportivos, serviços públicos e empresas, de acordo com a norma referente à estratégia Nacional de testes para a SARS-CoV-2, atualizada ontem, dia 15, pela Direção-Geral da Saúde.

A norma prevê «a realização de rastreios laboratoriais em eventos familiares, designadamente casamentos e batizados, bem como quaisquer outras celebrações similares, com reunião de pessoas fora do agregado familiar, aos profissionais e participantes sempre que o número de participantes seja superior a dez».

No que diz respeito à cultura e ao desporto, também é aconselhado o teste à Covid-19, em eventos onde o número de participantes seja superior a mil, em espaço aberto, ou superior a 500, em espaço fechado.

Em contexto laboral, recomenda-se a testagem periódica, de 14 em 14 dias, nos locais onde o risco de transmissão é maior, como é o caso das explorações agrícolas e do setor da construção.

A recomendação aplica-se ainda nos serviços públicos e locais de trabalho com 150 ou mais trabalhadores, independentemente do seu vínculo laboral, da modalidade ou da natureza da relação jurídica.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *