Covid-19: Centro de Rastreio de Viseu já funciona

25/03/2020 15:39

Entrou em funcionamento esta manhã, o centro de rastreio para despistagem do novo Coronavírus, localizado no Pavilhão Multiusos de Viseu.

O acesso ao espaço é feito através de marcação prévia, de segunda a sábado, entre as 9h00 e as 18h00, e é destinado aos cidadãos suspeitos de infeção referenciados previamente pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Segundo a autarquia viseense, este centro de rastreio “cumpre rigorosos procedimentos de segurança: a colheita de amostras (através da introdução de zaragatoa no nariz) é feita em modelo “drive thru”, ou seja, os cidadãos não necessitam de sair da sua viatura para efetuar a análise”.

Por dia podem ser efetuados 100 testes diários, embora a capacidade instalada pode chegar aos 144. Na operação estão envolvidos mais de 10 profissionais, que posteriormente enviam as amostras para análise do Laboratório de Biologia Molecular do Porto.

Para Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, “é preciso que as autoridades públicas de saúde aproveitem, agora, este reforço da capacidade instalada em Viseu, se possível já a partir de hoje. Este centro visa complementar o serviço prestado pelo Hospital de São Teotónio. No fundo, ajuda a desanuviar o Hospital destes doentes que podem ser analisados em ambulatório”.

O autarca mostra ainda algumas preocupações face ao atraso na entrega de reagentes ao Hospital de São Teotónio, o que tem impossibilitado a realização de testes do Covid-19: “Temos que ter um serviço mais próximo das populações e, por isso, espero que este atraso seja ultrapassado rapidamente”.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *