O Consórcio Sacyr-Somague/Sacyr-Neopul, responsável pela execução da obra de modernização da linha da Beira Alta, no troço entre Santa Comba Dão e Mangualde, lança um apelo aos residentes destas zonas, para denunciarem «sempre que avistem pessoas e/ou viaturas com indícios suspeitos juntos à linha».
A empresa refere que «a Linha da Beira Alta tem sido constantemente alvo de furtos, designadamente no que respeita a cabos aéreos de catenária, que possuem elevador valor económico e de bem público».
«Dado que o troço em intervenção tem uma extensão elevada, cerca de 45 km (entre Santa Comba Dão e Mangualde), desenvolvendo-se grande parte em zonas sem habitações próximas e em zona de mato/floresta, vimos pelo presente pedir a colaboração à comunidade residente, para que sempre que avistem pessoas e/ou viaturas com indícios suspeitos junto à linha, principalmente no período de entardecer e noturno e durante o fim de semana, avisem de imediato as autoridades», acrescentam.