Conservatório de Viseu apresenta “A Viagem dos Capitães”

14/03/2025 10:25

No próximo sábado, 15 de Março, às 21:30h, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, o Conservatório Regional de Música de Viseu apresenta “A Viagem dos Capitães”. Um espetáculo de entrada livre até à lotação da sala.

“A Viagem dos Capitães” é uma proposta de criação musical, a partir de acontecimentos reais (a intervenção do Regimento de Infantaria 14, em Viseu, no dito “Golpe das Caldas” e a participação no 25 de Abril de 1974), que emula a viagem dos então Capitães do RI14 até Lisboa, em viatura própria. A proposta artística, musical e textual, numa abordagem quasioperática, desenvolve-se através ao longo da viagem, em Abril, recuperando os anseios (receios?) dessa participação na Revolução de 1974, considerando as aspirações a uma entrada em Democracia, mas em que se patenteia igualmente o que, cerca de um mês antes, em Março de 1974, tinha resultado num golpe falhado.

Qual seria o estado de espírito dos Capitães, ao viajar para Lisboa? Até que ponto o receio de não se concretizar uma vez mais, a transição para a Democracia, afetaria os intervenientes? Essa viagem que se recupera, é agora acompanhada por uma banda sonora (a playlist putativa dos Capitães), a partir de músicas de intervenção da época, com arranjos originais e composições originais a partir de músicas relevantes para a Revolução de Abril, com texto (pensamentos privados) que se imaginam.

Com composições de António Vitorino d ́Almeida, Anne Vitorino d ́Almeida e José Carlos Sousa (que acumula a Direção Artística do projeto) e arranjos originais para as músicas de intervenção selecionadas, da responsabilidade de Luís Cardoso; e textos e narração de José Rui Martins, a “Viagem dos Capitães” trata das pessoas enquanto tais. Dos esforços individuais para uma causa considerada comum e partilhável. Dos silêncios e dos pensamentos privados.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *