A Confraria das Febras e da Enogastronomia de Mangualde vai celebrar, na próximo sexta- feira, dia 19 de janeiro, a Festa do Azeite Novo, na Casa de Pedra da Quinta do Cisne.
De acordo com a organização, neste dia, os convivas poderão degustar um menu exclusivo inspirado no Azeite Novo de Mangualde resultante da apanha, por varejo manual.
Este menu especial terá como principal inspiração as tradicionais refeições que ocorriam nos lagares de azeite nesta época. Broa embebida em azeite, Tibornada de bacalhau, couves e grão-de-bico ou mousse de chocolate com azeite e flor de sal são algumas das iguarias que vão ser servidas nesta celebração.
Neste dia, todos os convivas poderão também degustar o Azeite Novo no couvert.
A Confraria das Febras e da Enogastronomia de Mangualde considera que o azeite um produto preponderante para o concelho Mangualdense, já que este «possui muito olival disperso por todo o seu território, grande parte cultivado com oliveiras centenárias que se moldam em planícies, montes e colinas, onde a oliveira Galega predomina. As distintas exposições do olival, aliadas ao tipo de solo, possibilitam a obtenção de azeites de excelente qualidade».
Quanto ao sabor, trata-se de um azeite frutado maduro, com aroma e sabor a maçã e toques de folha, ligeiramente amargo e picante. É um azeite “redondo” e equilibrado com um excelente fim de boca.