Durante a madrugada do dia de hoje, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Viseu, através dos Polícias da Esquadra Sede, realizaram três detenções, na cidade de Viseu, no âmbito de uma operação de prevenção rodoviária.
A primeira ocorreu pelas 4h20, na Rua João Mendes, onde foi detido um cidadão de 54 anos, por condução de veículo automóvel com uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,60g/l. À mesma hora, mas na Rua Padre Virgílio Lopes, foi a vez de um cidadão de 38 anos, por condução de veículo automóvel sem habilitação legal para o efeito.
A última detenção deu-se pelas 6h10, na Rua do Arrabalde, envolvendo um jovem de 19 anos, por condução de veículo automóvel com uma TAS de 1,51g/l. Os detidos foram, posteriormente, notificados para comparecerem no Tribunal Judicial desta cidade.
Recorde-se que, de acordo com o Código da Estrada, a Taxa de Álcool no Sangue (TAS) é a quantidade de gramas de álcool por litro de sangue, sendo proibido conduzir com uma TAS igual ou superior a 0,2g/l (novos condutores) e igual ou superior a 0,5g/l (condutores ‘comuns’).
Segundo o artigo 81º do CE, condutores apreendidos com uma TAS igual ou superior a 1,2 g/l incorrem em crime, sendo punidos com perda de seis pontos na carta e pena de prisão até 1 ano ou multa até 120 dias, ficando, ainda, inibidos de conduzir, num período que pode ir de 3 a 36 meses.









