Este ano, o tema a concurso «Inteligência Artificial: Oportunidades e Desafios» incita o(a)s aluno(a)s a explorarem a Inteligência Artificial (IA), analisando tanto os benefícios revolucionários que esta tecnologia pode trazer para a sociedade como os desafios éticos, sociais e económicos que surgem com a sua implementação.
O Concurso Euroscola visa selecionar a nível nacional as escolas que irão representar Portugal nas sessões Euroscola do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Cada escola do Ensino Secundário do universo do ensino público, particular e cooperativo, em Portugal Continental e Regiões Autónomas, candidata-se, com dois alunos/as do 10.º ou 11.º ano, apresentando um trabalho escrito com uma abordagem do tema anual em discussão e apresentando-o oralmente.
O IPDJ é a entidade organizadora do Euroscola em Portugal, em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e as Direções Regionais de Juventude das Regiões Autónomas, com a colaboração da Assembleia da República e das Assembleias Legislativas dos Açores e da Madeira.
O Parlamento Europeu criou o projeto Euroscola em 1990 de modo a possibilitar a participação de estudantes do ensino secundário num exercício de simulação do trabalho do(a)s deputado(a)s do Parlamento Europeu. O Euroscola acolhe, anualmente, estudantes entre os 16 e os 18 anos, de todos os Estados-Membros da União Europeia, para passar um dia em Estrasburgo, tornando-se membros do Parlamento Europeu.
O(a)s estudantes experimentam um dia como eurodeputado(a)s, participando na tomada de decisões da União Europeia através de debates no hemiciclo, negociações, votando e adotando resoluções sobre assuntos europeus. Em cada sessão, o(a)s jovens participam em grupos de trabalho multilíngues, seguidos de uma reunião plenária, fazendo uso dos conhecimentos linguísticos para comunicar com o(a)s homólogos, incentivando-se, desta forma, a compreensão mútua dos diversos pontos de vista e expetativas.
Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nos Serviços desconcentrados do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu ou consultar o portal do IPDJ em: https://www.ipdj.gov.pt