No próximo dia 15 de março, realizam-se as comemorações relativas ao dia do Regimento de Infantaria 14, «resultado de condicionamentos de carácter operacional e da preparação da Força Militar recentemente projetada para a Roménia».
Assim, a tradicional Cerimónia Militar do Dia da Unidade que integra a Alvorada Festiva, no Largo do Rossio, frente à Câmara Municipal de Viseu e a Cerimónia de Homenagem ao Viriato, seu patrono, na Cava do Viriato, integram sempre um conjunto de atividades militares, desportivas e culturais ao longo de aproximadamente uma semana.
«Nesse dia evoca-se a memória da ilustre ação do Capitão Vale de Andrade ao comando de uma Companhia do Batalhão de Infantaria 14, do Regimento de Infantaria 14 de Viseu. Nessa madrugada de 19 de março de 1918, enquanto ocupava o setor da morte na Batalha de Neuve Chapelle, este Oficial conduziu uma operação vitoriosa cujo sucesso e glória reverberou pelos tempos, celebrando-se por isso, nesta data, o Dia da Unidade», é explicado.
08h00 – Hastear da Bandeira Nacional no Quartel dos Viriatos; – Alvorada Festiva no Rossio;
08h45 – Cerimónia de Homenagem a VIRIATO, Patrono do RI14, com a deposição de uma coroa flores junto ao monumento, na Cava de Viriato;
11h00 – Celebração Eucarística na Igreja dos Terceiros de São Francisco;
15h45 – Chegada da Alta Entidade que preside à Cerimónia – Guarda de Honra na Avenida do RI14; 16H10 – Cerimónia de Homenagem aos Militares Mortos em Combate
16h30 – Cerimónia Militar, na Parada Capitão Vale de Andrade.
De notar que estas celebrações resultarão em cortes de trânsito, que vigoram a partir desta quarta-feira, com início pelas 08h30, na Avenida Dr. António José de Almeida, na Avenida Capitão Homem Ribeiro e na Cava do Viriato. Já pelas 13h50, o corte acontecerá na Avenida do RI 14.
















