Cinfães, Vouzela e Nelas distinguidos pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

16/02/2024 12:08

Os reconhecimentos ocorreram no âmbito da 3ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores informais (RACCI), um projeto que conta com o apoio grupo Merck Portugal, e que tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

O município de Vouzela foi reconhecido pelo trabalho que desenvolve com o “Banco de Ajudas Técnicas – Ajudas para Incluir Mais”, um projeto que visa proporcionar apoio a pessoas em situação de dependência temporária ou permanente, cuja situação de saúde requeira a utilização de vários tipos de equipamentos necessários à prática de cuidados de higiene, repouso, conforto, levante e mobilidade, como cadeiras de banho, camas articuladas, colchões anti escaras, cadeiras de rodas, andarilhos e canadianas.

No caso de Cinfães, a distinção foi dada ao projeto REVIVER, dirigido a pessoas com demência, suas famílias e cuidadores formais e informais. Em Nelas, o selo de mérito foi para o projeto de informação e apoio aos cuidadores informais “CER – Cuidar e Receber”.

No total, os membros do júri da iniciativa RACCI analisaram 66 projetos de autarquias locais, tendo sido reconhecidas 59 autarquias que se destacaram pelo cumprimentos de vários critérios como: práticas inclusivas, medidas de apoio, respostas sociais, dinamização ou financiamento de projetos, existência de recursos humanos dedicados aos cuidadores informais ou inovação / importância estratégica para estes cuidadores. 

Mais informações em www.movimentocuidadoresinformais.pt.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *