CIM Viseu Dão Lafões promove a primeira Feira de Vinho do Dão Digital

18/03/2021 10:12

A Feira de Vinho do Dão terá a sua primeira edição digital em 2021. Uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, que se realizará entre 20 de abril e 3 de maio, através da plataforma DOTT.

“Uma coisa é certa, seguramente que a expressão da venda de vinhos ‘online’ aumentou substancialmente e, com esta iniciativa, tenho a certeza que vai ter impacto, sobretudo nos pequenos e médios produtores”, afirma o Presidente da Comissão Vitivinícola da Região do Dão (CVR Dão), Arlindo Cunha à agência Lusa.

O representante da CVR Dão admite, com esperança, que esta iniciativa será um “sistema bastante prático”, “onde todos os produtores se inscrevem com os vinhos que pretendem vender e os respetivos preços” e esclarece ainda que, “a plataforma está ao serviço de todos os vinhos do Dão” e não somente os que são produzidos nos 14 concelhos que constituem a região de Dão Lafões.

Relativamente às quebras neste setor, Arlindo Cunha adiantou que “a redução global dos vinhos não foi muito grande”, uma vez que, “nas vendas, foi na ordem dos 06% nos vinho do Dão e, este ano, “no primeiro trimestre, já foi superior, na casa dos 10%”. No decorrer da pandemia e dos confinamentos, segundo o responsável houve “quebras enormes” nos segmentos “de gama média e superior, ou seja, o vinho do canal HoReCa, onde há quebras na ordem dos 50‰”.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *