CIM Viseu Dão Lafões faz balanço positivo da estreia na FITUR e assegura presença no próximo ano

29/01/2024 16:26

A estreia da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, foi, segundo a organização, «pautada pelo sucesso».

«Ao longo dos cinco dias de evento, entre 20 e 28 de janeiro, milhares de visitantes dirigiram-se ao stand Visit Viseu Dão Lafões, onde puderam ficar a par da diversidade e da qualidade da oferta turística do território», acrescenta.  

Foi a primeira vez que a região participou neste evento, o mais importante e prestigiado do setor turístico na Península Ibérica. O balanço foi «muito positivo, com milhares de visitantes, entre profissionais e público em geral, a manifestarem interesse e curiosidade pelas propostas apresentadas na capital espanhola». 

No stand Visit Viseu Dão Lafões, integrado num espaço alargado do Turismo de Portugal, os visitantes encontraram, aproximadamente, 100 propostas turísticas e, cerca de, 85 produtos regionais, que foram preparados pela CIM Viseu Dão Lafões em parceria com os municípios e diversos operadores turísticos do território. As ofertas de turismo de natureza, do enoturismo, do turismo cultural e patrimonial, da saúde e do bem-estar ocuparam lugares de destaque. 

A participação de Viseu Dão Lafões na FITUR 2024 contou, ainda, com a visita do Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, que elogiou o trabalho desenvolvido pela CIM e pelos seus parceiros na promoção do território. Outro momento alto foi a presença da região no evento “Uma Viagem pela Gastronomia do Centro de Portugal”, uma ação da Turismo Centro de Portugal, que decorreu no sábado, dia 27, e que atraiu muitos apreciadores da gastronomia portuguesa. Aqui, os vinhos do Dão, o Queijo Serra da Estrela, o fumeiro e a doçaria regional distinguiram-se pela qualidade.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, faz um balanço muito positivo da participação na FITUR 2024, que considerou uma oportunidade única para dar a conhecer o território no mercado vizinho: «As propostas turísticas que apresentámos na FITUR surpreenderam pela positiva os visitantes e os profissionais do turismo, que reconheceram a qualidade e a diversidade da nossa oferta. Esta participação conferiu notoriedade ao território de Viseu Dão Lafões, aumentando a sua visibilidade e a sua competitividade no mercado espanhol, estratégico para a região», afirmou. 

O Secretário Executivo da CIM adianta ainda que a estratégia de internacionalização da marca Visit Viseu Dão Lafões é para manter.

«Durante estes cinco dias, procurámos levar o melhor de Viseu Dão Lafões aos milhares de visitantes da feira de turismo mais importante da Península Ibérica. Os resultados ultrapassaram o que esperávamos, pelo que a estratégia de participação da marca em feiras internacionais revelou-se acertada. É, por isso, uma aposta que terá continuidade», acrescenta Nuno Martinho.   

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *