CIM Viseu Dão Lafões apresenta plataforma ‘Mobilidade Inteligente’ na ‘Smart City Expo’ em Barcelona

06/11/2023 14:55

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai apresentar a Plataforma de Mobilidade Inteligente da região na Smart City Expo World Congress (SCEWC), um evento internacional sobre a temática das Cidades e Regiões Inteligentes. A edição de 2023 do certame, que tem como tema “Bem-vindo à Nova Era Urbana”, decorre em Barcelona, entre 7 e 9 de novembro. 

O SCEWC é o maior e mais influente evento mundial em inovação urbana. Em Barcelona, juntam-se líderes das empresas mais inovadoras, governos e organizações, além de milhares de especialistas de todo o mundo, num evento que estimula as cidades em direção a um futuro melhor. 

Segundo a organização, a Smart City Expo World Congress 2023 será a maior até à data, com mais de 1.000 expositores, 25.000 participantes profissionais e representantes de mais de 800 cidades e 140 países. O certame «vai mostrar as soluções inteligentes que moldam a Nova Era Urbana que está a emergir, ajudando as cidades a prosperar e a criar espaços urbanos mais seguros, ecológicos e eficientes. Será uma montra única de soluções comprovadas que aceleram uma revolução urbana inteligente centrada no ser humano».  

A participação da CIM Viseu Dão Lafões acontecerá no Pavilhão Smart Portugal, que tem uma área de 180m2 e onde decorrerão múltiplas iniciativas ao longo dos três dias. A organização está a cargo da NOVA IMS. Esta é a segunda participação da CIM Viseu Dão Lafões na feira, depois de em 2022 ter apresentado o Sistema de Gestão de Pavimentos, um software, desenvolvido através de inteligência artificial, que monitoriza as estradas da região. 

A missão de trabalho que a CIM leva ao evento integra presidentes dos municípios do território. Os autarcas terão a oportunidade de visitar a exposição e de participar nas apresentações, workshops e sessões informativas que se adequem às necessidades e ao perfil da região.  

A apresentação da Plataforma de Mobilidade Inteligente integra a conferência “Mobilidade Inteligente”, que está agendada para as 16h00 de dia 8. Durante a conferência, os participantes e visitantes serão presenteados com uma mostra de produtos da região de Viseu Dão e Lafões.

A Plataforma de Mobilidade Inteligente tem como enquadramento o plano estratégico da CIM Viseu Dão Lafões para o programa de mobilidade inteligente da região. O objetivo é que permita obter métricas sobre diversos dados recolhidos e, dessa forma, apoiar um novo paradigma de construção e definição de políticas públicas orientadas por dados concretos. 

A Plataforma agrega dados recolhidos de várias fontes. Uma delas é o serviço de transporte flexível a pedido “Ir e Vir”, uma solução que tem como principal objetivo alargar e reforçar a oferta de transporte de passageiros, garantindo cobertura em zonas de menor densidade demográfica. Outras fontes de dados são os transportes públicos da região, tendo em consideração os diversos operadores; a aplicação de navegação Waze, com base no estado do trânsito em tempo real e em alertas sempre atualizados; o movimento nas ciclovias; a utilização de bicicletas partilhadas; e os dados geográficos obtidos por algumas operadoras de telemóvel, entre outros. 

Com esses dados, a Plataforma de Mobilidade Inteligente permite conhecer em detalhe os locais de afluência, a acessibilidade dos serviços e a evolução da bilhética, assim como analisar os congestionamentos, entre muitas outras métricas possíveis. Assim, é possível fazer uma leitura dos movimentos pendulares e perceber de forma mais precisa como as pessoas se deslocam na região. Desta forma, a Plataforma constitui uma ferramenta de grande utilidade para o apoio à tomada de decisões. 

«É com grande satisfação que encaro a participação da CIM Viseu Dão Lafões em mais uma edição da Smart City Expo World Congress. Este é um evento de grande qualidade, onde são apresentadas as ideias mais inovadoras para melhorar a vida das cidades e das regiões. Estou certo de que, à semelhança do que aconteceu no ano passado, a contribuição da CIM vai gerar elogios generalizados», considera Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões.  

«A participação na Smart City Expo World Congress é uma forma privilegiada para a CIM e os seus autarcas contactarem com as melhores práticas na área das cidades e regiões inteligentes. É particularmente útil, tendo em vista a constante evolução tecnológica que ocorre a este nível. Estou certo de que serão três dias enriquecedores, onde vamos ter a oportunidade de dar a conhecer os projetos que temos desenvolvido na região no âmbito da mobilidade e, talvez mais importante, vamos descobrir novos projetos que estão a germinar um pouco por todo o mundo e que podem ser soluções de futuro para Viseu Dão Lafões”» sublinha Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões. 

A Smart City World Congress 2023 pode ser visitada no recinto do Fira Barcelona, entre as 9h00 e as 19h00 dos dias 7 e 8 de novembro. No dia 9 encerra às 17h00.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *