Centro de Artes e Espetáculos de Viseu vai ser uma das maiores salas de espetáculos da Região Centro

04/04/2025 10:05

O anteprojeto do novo Centro de Artes e Espetáculos de Viseu (CAEVIS) foi apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas. A Autarquia explica que esta será «uma das maiores salas de espetáculos da Região Centro do país».

«Este é mais um passo na qualificação de Viseu enquanto destino cultural de excelência na Região Centro de Portugal. A construção do Centro de Artes e Espetáculos é uma resposta necessária ao crescente dinamismo cultural e um equipamento moderno e qualificado que vem complementar a rede de espaços culturais já existentes, promovendo a diversidade da oferta cultural e a atratividade do destino», realçou Fernando Ruas.

O CAEVIS vai emergir na zona do parque de estacionamento junto à rotunda da Fonte Cibernética/Avenida da Europa e irá oferecer uma sala interior com capacidade para 1000 lugares sentados e um auditório exterior com 760 lugares sentados, em bancada.

O edifício será ainda constituído por outras valências, entre elas uma sala de ensaios e outra de exposições, um café-concerto, um restaurante panorâmico e salas para serviços administrativos/gabinetes de trabalho.

Um parque de estacionamento subterrâneo, com capacidade para mais de uma centena de lugares, faz também parte do projeto de construção. Globalmente, serão 7 pisos e uma área bruta de construção de cerca de 13.500 metros quadrados.

«Com a construção deste novo edifício, reforçarmos a nossa rede municipal de equipamentos culturais. Teremos mais e melhores condições técnicas e logísticas para acolher espetáculos de maior dimensão, grandes exposições e até congressos, conferências e outras iniciativas de caráter corporativo», afirmou o autarca viseense.

Na zona exterior do Centro de Artes irão nascer espaços verdes e zonas de lazer para usufruto da comunidade, numa interligação natural com outros já existentes como o Parque da Aguieira, as Ecopistas do Dão e do Vouga, a Cava de Viriato, o Parque Linear do Rio Pavia ou o Parque Urbano de Santigo.

«A componente paisagística é algo que também sobressai neste projeto. Sendo nós um concelho que prima pela qualidade de vida e se assume como “Cidade-Jardim”, não poderíamos excluir espaços e zonas verdes dedicadas à fruição de todos os que residem e visitam a cidade», destacou o Presidente da Câmara. «Para além disso, há que realçar a acessibilidade do edifício e a sua centralidade, com acesso à EN16/A24, a uma distância de cerca de 5 minutos a pé do Terminal Rodoviário de Viseu e com ligação à ciclovia».

Releve-se ainda o facto de o Centro de Artes e Espetáculos ser o primeiro equipamento cultural do país com Certificação LEED, uma certificação internacional que permite atestar a sustentabilidade dos edifícios.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *