Castro Daire: “Última Rota da Transumância” na Final Regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular

25/06/2020 11:24

A “Última Rota da Transumância” é um evento promovido pelo Município de Castro Daire, assente na recriação, revivendo uma tradição ancestral que deslocava rebanhos e pastores, desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro, “a mais desconhecida serra de Portugal”, segundo Amorim Girão.

Segundo o Município, a Transumância era a “grande viagem”, onde pastores e muitas centenas de cabeças de gado subiam à Serra do Montemuro por rotas iniciadas em tempos imemoriais à procura de pastos mais viçosos.

Vinham pelo S. João , 24 de junho, e regressavam pelo S. Bartolomeu, 24 de agosto. A passagem dos rebanhos é inesquecível para todos aqueles que assistiram a tal acontecimento. Amorim Girão, em 1940, refere-se a este movimento migratório como “o mais curioso espetáculo pastoril que nos é dado a presenciar na terra portuguesa”.

O Município de Castro Daire candidatou “A Última Rota da Transumância” às 7 Maravilhas da Cultura Popular e é um dos 7 finalistas regionais.

“É com enorme satisfação e orgulho que o Município recebeu esta honrosa e prestigiante notícia, aumentando a responsabilidade na defesa e valorização desta marca territorial.”

No próximo domingo, a RTP, em programa televisivo, apresentará cada umas das candidaturas, bem como o número telefónico associado para a respetiva votação.

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *