A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) e o município de Castro Daire deram início ao projeto de recolha porta-a-porta de resíduos valorizaveis tri-fluxo no pequeno comércio e serviços. Esta operação garante um encaminhamento para reciclagem dos fluxos de resíduos produzidos nos estabelecimentos integrantes, assegurando a valorização e promoção de uma economia mais circular e sustentável.
Em Castro Daire foi igualmente inaugurado o parque de compostagem. As ilhas comunitárias vão permitir aproveitar restos de refeições, sobras da produção/confeção de alimentos, cascas de frutas e legumes, bem como resíduos verdes.
As ilhas de compostagem podem ser encontradas junto à Biblioteca Municipal (40.901196, -7.930110) e nas Termas do Carvalhal, na Rua Dr. Constantino Carneiro (40.851641, -7.932334).
Os equipamentos foram disponibilizados no âmbito do Projeto “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”, financiado pelo Fundo Ambiental.
Com esta iniciativa de gestão de resíduos urbanos, a autarquia pretende sensibilizar toda a comunidade para a adoção de boas práticas ambientais, para a importância da compostagem, enquanto processo natural de reciclagem e reaproveitamento da matéria orgânica.