Em setembro de 2024, o concelho de Castro Daire foi afetado pelos grandes incêndios na região, o que resultou numa destruição de grande parte do território, foram vários os prejuízos e danos contabilizados, nomeadamente agrícolas.
O Município de Castro Daire desde a primeira hora «demonstrou total disponibilidade, colocando de imediato equipas multidisciplinares no terreno para ajudar nas várias necessidades», explicam.
Através do Gabinete Municipal criado para ajudar os castrenses no preenchimento das candidaturas para o Apoio Simplificado aos agricultores, foram efetuadas mais de 1.100 candidaturas, totalizando um valor superior a 4 milhões de euros de prejuízos declarados até 31 dezembro 2024 (prazo de encerramento das candidaturas).
Estes apoios, «não resolvendo a totalidade dos problemas originados pelos incêndios de Setembro 2024, consubstanciam uma grande ajuda para as famílias castrenses ultrapassarem um dos piores momentos vividos no concelho de Castro Daire», finaliza a autarquia.