O Conselho Superior da Magistratura, em parceria com o Tribunal da Relação de Coimbra, o Tribunal Judicial da Comarca de Viseu, a Câmara Municipal do Carregal do Sal e a Orquestra Clássica do Centro, promove a realização do concerto “Aos Justos entre os Justos”, inserido no Ciclo “Concertos da Justiça”. Este evento de homenagem a Aristides de Sousa Mendes acontece no próximo dia 13 de setembro, pelas 19h, na emblemática Casa do Passal, agora Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato.
Aristides de Sousa Mendes foi um homem cuja coragem e sentido de justiça se destacaram num dos períodos mais sombrios do século XX. Como Cônsul de Portugal em Bordéus durante a Segunda Guerra Mundial, Sousa Mendes desafiou ordens superiores e arriscou a vida e a carreira para emitir vistos de entrada em Portugal a milhares de judeus e outros perseguidos pelo regime nazi.
Este concerto presta homenagem à memória de Aristides de Sousa Mendes, mas também reflete sobre a relevância atual da sua ação num mundo onde a crise dos refugiados continua a ser uma das maiores preocupações humanitárias. O Conselho Superior da Magistratura tem manifestado a sua preocupação com a situação dos refugiados, defendendo os princípios de justiça e humanidade que Aristides Sousa Mendes representou.
O evento contará com a participação do Ensemble da Orquestra Clássica do Centro, sob a direção de Massimo Salotti (piano), com as vozes da soprano Katerina Kotsou e do tenor Dario Prola. O programa musical será uma celebração da coragem, justiça e humanidade, valores que Aristides de Sousa Mendes personificou.
Este momento está aberto à participação de todos. Previamente ao concerto, poderá ser efetuada uma visita gratuita ao museu, oferecida pela Câmara Municipal de Carregal do Sal, entre as 18h e as 19h.