A 32.ª edição do Concours Mondial de Bruxelles 2025 é uma das mais prestigiadas competições internacionais de vinhos e decorreu este mês na China. Desta edição resultou, a conquista da Grande Medalha de Ouro para a Casa de Santar Tinto 2022.
Entre centenas de amostras que foram avaliadas por um júri constituído por varias nacionalidades, este é um vinho clássico do Dão e da Casa de Santar e foi o único vinho da região a alcançar o mais alto reconhecimento neste concurso internacional.
O diretor de enologia da Casa de Santar, Paulo Prior, destaca a importância da conquista deste prémio: «A conquista deste prémio internacional, que coloca a Casa de Santar e a região do Dão nos holofotes do mundo, serve de estímulo para continuarmos a trabalhar diariamente e a dignificar o que de melhor esta Casa e a região têm para oferecer.»
Nesta edição do Concours Mondial de Bruxelles, Portugal contou com um total de 876 vinhos em prova. Em que 290 foram premiados, incluindo 14 com Grande Medalha de Ouro, 120 com Medalha de Ouro e 155 com Medalha de Prata. Entre eles, o Casa de Santar Tinto 2022 destacou-se como o único vinho do Dão a receber a distinção máxima, reforçando a consistência, qualidade e notoriedade dos vinhos produzidos pela marca.
O Casa de Santar Tinto 2022 é um vinho de aspeto límpido e cor granada intensa, intenso, frutado, com nuances de frutos vermelhos e ligeiras sensações de especiarias. É um vinho que deve ser servido entre 16º e 18ºC.
Com mais de 200 anos de história, a Casa de Santar, está instalada numa encosta de solos privilegiados e com uma exposição solar excecional. A Casa de Santar dispõe de 103 hectares de vinha, onde se destacam castas nobres como Encruzado e Touriga Nacional e é uma das marcas mais emblemáticas do Dão.