O historiador viseense Alberto Correia vai apresentar, amanhã, 24 de janeiro, pelas 18 horas, na Casa da Ribeira, o livro “O abastecimento de água a Viseu em finais do século XIX”, da autoria de José M. Brandão (HTC – CEF), Luís Simões (IPV, Pedro Callapez (CITEUC) e Vera Magalhães (UC) e edição do Município de Viseu. Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu irá igualmente comparecer à cerimónia de apresentação.
Esta obra consagra os contornos sociais e históricos, de saúde pública e técnicos, que contribuíram para a elaboração e construção do primeiro sistema público de captação e canalização de água da cidade de Viseu.
«Este trabalho de investigação detalha o processo de conquista por um sistema moderno e eficaz de captação, tratamento e distribuição de água potável aos viseenses, e da melhoria na qualidade de vida que daí adveio», descreve o Município de Viseu.
O livro integra, ainda, um apêndice “Fisiografia e geologia da região de Viseu: importância para a história da água”, onde oferece uma síntese científica e didática das características morfogeológicas de Viseu e de como estas influenciam a disponibilidade em água subterrânea na região.