A partir desta terça-feira, 8 de abril, os cidadãos já podem aceder ao formato digital do Cartão Saúda através da app gov.pt, permitindo-lhes usufruir de vantagens exclusivas em farmácias, com mais comodidade e segurança.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Associação Nacional das Farmácias (ANF). A presidente da AMA, Sofia Mota, sublinha a importância desta parceria, afirmando que «a integração do Cartão Saúda na app gov.pt é mais um passo significativo para a modernização dos serviços públicos, permitindo que cada vez mais cidadãos tenham acesso facilitado a documentos e benefícios essenciais. Esta iniciativa reforça o compromisso da AMA em ampliar a oferta de serviços digitais, garantindo maior comodidade, segurança e eficiência no dia a dia dos cidadãos».
Para a presidente da ANF, Ema Paulino, «este é mais um passo na modernização dos sistemas de saúde, através da integração de informação com o setor público. As farmácias comunitárias têm desempenhado um papel de referência na transformação digital ao serviço das pessoas. Com esta colaboração, os cidadãos passam a usufruir das vantagens do Cartão Saúda de forma mais simples, prática e acessível».
A app gov.pt disponibiliza atualmente 22 cartões digitais, incluindo documentos como o Cartão de Cidadão, Carta de Condução e Seguro Automóvel, simplificando a gestão e acesso a documentos importantes para os cidadãos. A app gov.pt, desenvolvida pela AMA, e com mais de 3,5 milhões de downloads, tem como objetivo centralizar o acesso a documentos e serviços públicos digitais, oferecendo uma plataforma simples, segura e eficiente.
Atualmente, o Cartão Saúda tem 3 milhões de clientes e, com esta nova valência, os cidadãos podem usufruir das suas vantagens de forma mais prática, sem precisar do cartão físico. A versão digital do Cartão Saúda pode ser acedida na app gov.pt, através da autenticação segura da Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão.