Paulo Catalino Ferraz, presidente do município de Carregal do Sal, deslocou-se aos Estados Unidos da América, na companhia do vereador Luís Fidalgo, a convite do Embaixador de Portugal, Francisco Duarte Lopes, que os recebeu na chancelaria e na sua residência oficial.
A visita surgiu no âmbito de um evento organizado, no passado dia 18 de janeiro, pela Embaixada de Portugal, em torno das comemorações do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, intitulado “Combater o antissemitismo: a vida e o legado de Aristides de Sousa Mendes”.
A iniciativa, aberta ao público, contou com a colaboração do Portuguese-American Caucus e do American Jewish Committee e decorreu no Congresso Federal norte-americano. Comparecerem vários congressistas, assim como representantes da comunidade judaica, entre outros, havendo a sublinhar a presença dos copresidentes do Portuguese-American Caucus, Jim Costa e David Valadao e, do Rabbi Andrew Baker, diretor-adjunto para as Relações Internacionais no American Jewish Committee.
No decurso da visita, o autarca efetuou a formalização da parceria com a Sousa Mendes Foundation – SMF, assinando com a sua presidente, Olivia Mattis, um protocolo de colaboração que define os direitos e as obrigações das duas entidades em relação ao Museu Aristides de Sousa Mendes, no que diz respeito aos conteúdos, modo de funcionamento, curadoria e suporte.
O documento estabelece os termos da partilha de coleções, arquivos, biblioteca e outros materiais que sejam recolhidos, detidos ou propriedade da Sousa Mendes Foundation – SMF Collection e que se destinam a ser expostos e/ou cedidos ao Museu Aristides de Sousa Mendes na Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal. As partes acordaram ainda que o protocolo vigorará por todo o tempo em que durar o Contrato de Comodato da Casa do Passal, celebrado entre a Fundação Aristides de Sousa Mendes e o município de Carregal do Sal.
A cerimónia de assinatura teve lugar na chancelaria da Embaixada de Portugal em Washington. Segundo a autarquia carregalense “com a assinatura do protocolo foi dado mais um importante passo com vista à concretização do Projeto Aristides de Sousa Mendes e, em particular, em relação ao futuro Museu.”
Fonte/fotos: C. M. C. Sal