Paulo Catalino foi empossado, no passado sábado, como o novo Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal.
O autarca eleito pelo Partido Socialista iniciou com um discurso agregador, referindo que será «o Presidente de todos, para todos, de igual forma, sem exceção e cores partidárias».
Ainda assim, Paulo Catalino manifestou o seu repúdio por tentativas de «subverter na secretaria aqueles que foram os resultados eleitorais, claros e inequívocos».
«As várias manobras de bastidores a que temos vindo a assistir por parte de hipotéticos intitulados “Donos Disto Tudo”, assemelham-se a atitudes de birra de criança, por parte de meninos mimados que batem o pé e fazem beicinho, quando legitimamente lhes foi retirado o brinquedo da eleição, do qual não lhes será permitido pôr e dispor a seu belo prazer», atira.
Apesar de uma visão global para os próximos quatro anos que terão como eixo central «a saúde, a educação e habitação» e onde será dado um «grande impulso» à cultura, ao desporto e ao turismo, o novo Presidente do executivo carregalense anunciou dez medidas que pretende implementar de imediato:
– Combate à desertificação, o concelho precisa de ter mais qualidade de vida para os carregalenses viverem mais felizes e realizados.
– Arranjos e eletrificação exterior do Centro de Saúde, nomeadamente, a aquisição de uma central telefónica que evite os problemas dos contactos com este serviço.
– Dizer não à aquisição dos herbicidas, dos glifosatos, para uso de limpeza dos caminhos.
– Permitir a entrada de animais de estimação no Parque Alzira Cláudio, com correspondente sensibilização para a higienização e asseio do espaço.
– Iniciar as transmissões online das Assembleias Municipais e da Sessão Pública Mensal do executivo camarário.
– Solicitar na primeira reunião da Assembleia Municipal, que seja dado o nome de Aristides de Sousa Mendes ao Salão Nobre da Câmara Municipal.
– Obra que permita a circulação, nos dois sentidos, entre a Farmácia Rodrigues e a região dos bancos.
– Eletrificar alguns locais mais longínquos, em algumas freguesias.
– Pavimentação da Travessa do Barreiro, em Parada, a Rua da Tapadinha, na Póvoa da Arnosa, e a Estrada que dá acesso ao Bairro Social, na Freguesia de Sobral, com a consequente melhoria das condições a que funciona uma fossa.
– Inclusão no primeiro orçamento deste executivo da pavimentação da Rua das Canadas, em Correlos, da Rua das Cruzes, em Vila Meã, da Rua das Moitas, em Fiais da Telha e do caminho das Laceiras, em Cabanas de Viriato.
– Melhorar a cobertura de redes digitais 5G no concelho, sobretudo nas freguesias mais distantes da Sede, onde esta é claramente deficitária.
Numa visão a média prazo, Paulo Catalino realça que o concelho irá viver uma década « que vai proporcionar grandes alterações a vários níveis e, estará umbilicalmente associada, ao Plano de Recuperação e Resiliência».
«É necessário começar, no imediato, a pensar estrategicamente e criar projetos, sempre trabalhando de forma colaborativa com os parceiros da CIM Viseu Dão Lafões e com os municípios vizinhos. Sabemos que ganhará a dianteira, quem apresentar ideias e projetos concretizáveis», refere.
Paulo Catalino concluiu a sua intervenção referindo que o mandato irá ser marcado pela «proximidade e transparência com o cidadão» e explica que irá cumprir com as obras que se encontram em curso e transitam do executivo anterior e que repensará algumas das prioridades dos seus antecessores.