Carnaval sai às ruas de Lazarim a partir de sábado

13/02/2023 12:58

O programa do Carnaval de Lazarim, em Lamego, tem início no próximo sábado. Um Entrudo que tem o momento mais alto dos festejos na Terça-Feira Gorda com a leitura pública dos testamentos da “comadre” e do “compadre”.

Como é tradição, logo a seguir manda-se queimar os bonecos de pano, um ato que simboliza a expulsão dos maus pensamentos e a purificação das mentes.

Marcadas por expressões carrancudas ou demoníacas, acentuadas por orelhas bicudas, cornos afiados, pequenas barbichas, cobras ou sardões, as genuínas máscaras de Lazarim prometem animar os visitantes entre os próximos dias 18 e 21 de fevereiro.

Organizado pela Junta de Freguesia de Lazarim e pelo Município de Lamego, consulte o programa de eventos que continuará a manter viva esta tradição.

Confira o Programa completo:

Dia 18 – Sábado
9H: Gancho ao Javali

15H: Encontro de Artesãos (CIMI – Centro Interpretativo da Máscara Ibérica)
18H: Abertura com animação de rua/ Caretos à solta

Dia 19 – Domingo

15H: Desfile de Carnaval (Grupo de Caretos de Lazarim, Grupo de Caretos Convidados – Salsas, Grijó Mogadouro -, Grupos Tradicionais de Lazarim e Grupos de Bombos/ Gaiteiros)
19H: Queima do Burro Velho

Dia 20 – Segunda-Feira

9H: Raid Fotográfico (Inscrição obrigatória)
15H: Visita aos artesãos de máscaras/ fardas (Ponto de Encontro: CIMI) e Caretos à solta

Dia 21 – Terça-Feira

15H: Dia dos Caretos de Lazarim (saída dos novos Caretos pelas ruas)

15H30: Leitura dos Testamentos da Comadre e do Compadre

16H: Cortejo dos Caretos pelas ruas, acompanhados pelo Grupo de Bombos de Lazarim

17H: Queima do Compadre e da Comadre

17h30: Concurso de Máscaras e Fardas

18H30: Feijoada e Caldo de Farinha

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *