As 15 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Viseu, que aderiram à campanha Quartel Electrão, recolheram, em 2022, 444 quilos de pilhas, 1.518 quilos de lâmpadas e mais de 178 toneladas de equipamentos elétricos usados, o que perfaz um total de mais de 180 toneladas de aparelhos em fim de vida enviados para reciclagem.
Como contrapartida por este envolvimento no esforço da reciclagem as associações do distrito vão receber mais de 13 mil euros em prémios face às quantidades recolhidas. Por cada tonelada recolhida, as associações recebem uma compensação financeira de 75 euros. Em 2022 foi ainda criado um incentivo financeiro para premiar as associações que recolheram mais de 30, 45 e 60 toneladas.
Mas há outros prémios. O principal é um carro novo de combate a incêndios que foi para a corporação de Amarante. Há ainda prémios regionais, prémios para as associações que recolhem mais pilhas e lâmpadas e um prémio para o novo quartel aderente que mais se destaca nas recolhas.
No total, a nível nacional, os bombeiros das 179 associações humanitárias que participaram ativamente no Quartel Electrão recolheram, o ano passado, 8 toneladas de pilhas, 39 toneladas de lâmpadas e 2.247 toneladas de equipamentos elétricos usados. Este ano o Electrão atribui às associações o maior valor de sempre em prémios e contrapartidas financeiras pelas quantidades recolhidas: 260 mil euros.
Desde 2011, a campanha já permitiu recolher de mais de 11 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados. A oitava edição do Quartel Electrão já arrancou, em janeiro de 2023, e vai terminar a 30 de novembro. No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo para entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.















