A campanha “Escola Electrão” que se encontra a decorrer até 30 de Junho conta com a participação de 16 estabelecimentos de ensino do distrito de Viseu. As escolas estão a receber pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados. No final, irão receber cheques-prenda, em função da quantidade recolhida e encaminhada para reciclagem.
«Ao longo de 11 edições, esta campanha já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes, o que é ilustrativo do envolvimento da comunidade escolar neste desígnio da reciclagem», refere o director-geral adjunto do Electrão, Ricardo Furtado.
A 12ª edição da iniciativa, promovida pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, que tem como objectivo sensibilizar para o correcto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos fora de uso para reciclagem, arrancou em setembro e termina a 30 de junho, acompanhando o ano lectivo.
Escolas aderentes no distrito de Viseu:
- Escola Básica de Cambres, Lamego
- Escola Básica de Campia, Vouzela
- Escola Básica de Souselo, Cinfães
- Escola Básica de Vouzela
- Escola Básica e Secundária da Sé, Lamego
- Escola Básica e Secundária Gomes Teixeira, Armamar
- Escola Básica General Serpa Pinto, Cinfães
- Escola Básica n.º 2 de Castro Daire
- Escola Profissional da Fundação D. Mariana Seixas (Sede)
- Escola Secundária de Carregal do Sal
- Escola Secundária de Resende
- Escola Secundária de Vouzela
- Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, Mortágua
- Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu
- Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, Sátão
- Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu
A campanha “Escola Electrão” desafia também os alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem no âmbito do concurso trimestral “Repórter Electrão”. No primeiro período, as embalagens serviram de inspiração aos trabalhos. No segundo período, o tema foi a reciclagem de equipamentos eléctricos. Um professor e três alunos do segundo ciclo da Escola Secundária de Carregal do Sal foram premiados.
Cada aluno e professor com trabalhos vencedores recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros. As escolas com trabalhos vencedores ganham 10 pontos adicionais por cada trabalho, que acumulam com os pontos obtidos pelo encaminhamento dos equipamentos para reciclagem.