De 20 a 29 de maio, qualquer cidadão vai poder doar o troco em cerca de 600 farmácias de todo o país para ajudar quem mais precisa a comprar medicamentos na campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”.
A 11.ª edição desta iniciativa começa esta segunda-feira, 20 de maio, e decorre até 29 de maio, em cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país. Durante este período, qualquer cidadão poderá doar o troco das suas compras ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. Os donativos angariados vão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.
Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).
«Arredondando o seu troco numa farmácia aderente, pode impactar pessoas carenciadas no acesso ao medicamento. Para isso, participe na 11ª Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” que decorre de 20 a 29 de maio nas farmácias aderentes do nosso distrito!», explica Maria José Coelho, Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde.
«De 20 a 29 de maio participe na Campanha “Dê troco a Quem Precisa” numa farmácia aderente do distrito de Viseu. Ao fazê-lo está a apoiar quem mais precisa no acesso à medicação de que necessita para viver. Ajude-nos a fazer a diferença.», explica a Catarina Caçador, farmacêutica da Farmácia Espinho Petrucci.
Só no distrito de Viseu, existe uma rede de 42 farmácias abem: à qual mais de 590 beneficiários acederam, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 42.394 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.
Atualmente, a Rede abem: conta com 10 entidades referenciadoras no distrito de Viseu: Conferência de Nossa Senhora do Viso, Junta de Freguesia de Viseu, e os Municípios de Carregal do Sal, Mangualde, Mortágua, Oliveira de Frades, Penedono e Viseu.
O Programa abem: já apoiou mais de 36 000 beneficiários.
Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.
A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org
Saiba onde pode dor o seu troco:
Farmácia A Medicinal | Viseu |
Farmácia Augusta | Tarouca |
Farmácia Avenida | Viseu |
Farmácia Batista Ramalho | Armamar |
Farmácia Espinho Petrucci | Mangualde |
Farmácia Grão Vasco | Viseu |
Farmácia Marques | Viseu |
Farmácia Moderna | Viseu |
Farmácia Monteiro | Santa Comba Dão |
Farmácia Tavares | São João da Pesqueira |