“Caminho dos Galegos” desafia pessoas a conhecerem história e cultura de Penalva

23/05/2022 18:37

O Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo promove o XVI Percurso Pedestre Histórico-Cultural “Caminho dos Galegos”/Rota de Santiago, no próximo dia 5 de junho de 2022, na localidade de Mareco.

Trata-se de uma atividade de pedestrianismo, numa extensão de cerca de 8 km, aberta à participação de todos os interessados, «nomeadamente dos que apreciam o prazer proporcionado por uma caminhada e pela observação de belezas naturais, num percurso devidamente arranjado e sinalizado, em terras de Penalva (no mesmo concelho) e de Tavares (concelho de Mangualde)», refere em comunicado.

O percurso é circular, e inicia-se no Largo Principal de Mareco e termina no mesmo local. Além da componente turístico-desportiva de ar livre, irão ser representados, por alunos, professores e funcionários, quadros históricos que irão fazer recuar os participantes ao tempo das peregrinações a Santiago de Compostela, por exemplo, a Bênção de um Peregrino, o Hospital do Caminho, a Guarda da Ponte, a Taberna Medieval, os Salteadores, as Videntes, haverá ainda almoço, brinde e animação.

A concentração dos participantes irá ocorrer pelas 9h00, no Largo Principal de Mareco. O “Caminho dos Galegos” está sinalizado a partir do centro da Vila de Penalva do Castelo.As inscrições terminam no próximo dia 27 de maio, sendo limitadas a 500 participantes. Os maiores de 14 anos pagarão €5,00 com reforço a meio da manhã, almoço, seguro e brinde.

Este evento tem a colaboração da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e o apoio da Junta de Freguesia de Castelo de Penalva, da União das freguesias de Mareco e Vila Cova do Covelo e da União das freguesias de Tavares.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *