O Município de Viseu lançou uma 2ª fase de candidaturas ao projeto “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”.
Até 10 de junho, a Câmara Municipal de Viseu pretende, através desta iniciativa, «apostar na compostagem doméstica junto dos viseenses e ceder aos cidadãos um compostor doméstico e um contentor de recolha seletiva de orgânicos».
No âmbito deste financiamento do Fundo Ambiental, a autarquia pretende «promover boas práticas no tratamento de biorresíduos, tanto através da participação ativa das famílias, como também nas escolas e instituições de caráter diverso».
Os interessados podem candidatar-se através do preenchimento de um formulário em www.cm-viseu.pt, num projeto que visa promover o processo de compostagem doméstica na Cidade-Jardim.
O projeto prevê também o acompanhamento técnico através de uma formação inicial e uma visita à morada de localização do compostor.
O principal objetivo deste projeto é «reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados encaminhados para aterro, transformando-os em composto orgânico, poupando recursos na gestão dos resíduos urbanos e contribuindo para a proteção do ambiente».