O Balcão Único do Prédio (BUPi) de Tondela entrou numa nova fase, tendo regressado às freguesias do concelho.
Uma equipa móvel vai andar nas próximas semanas pelo território, ajudando os proprietários dos terrenos rústicos por identificar no seu registo e georreferenciação.
Até à próxima sexta-feira (26 de julho) a equipa móvel, que se desloca num carro afeto ao projeto, vai estar no edifício dos CTT no Guardão. Na próxima semana, entre os dias 30 de julho (terça-feira) e 2 de agosto (sexta-feira), os técnicos estarão em São João do Monte, no balcão do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que funciona no edifício da secção dos bombeiros.
Já na semana de 06 a 09 de agosto, o BUPi “estacionará” na sede da Junta de Freguesia de Castelões. Entre os dias 20 e 23 de agosto, o atendimento descentralizado poderá ser feito na sede da Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros.
Qualquer cidadão pode recorrer a este serviço, sendo desejável efetuar uma marcação prévia. Os pedidos de marcação ou esclarecimentos devem ser efetuados através dos contactos 967 130 986 ou 967 131 041.
Desde que este projeto está no terreno (21 de junho de 2021), já foram georreferenciadas no concelho 37.737 matrizes. Tondela é o 9º município do país com mais terrenos rústicos identificados.
Quais os documentos necessários para localizar os terrenos?
– Cartão de cidadão e a caderneta predial. Em alternativa poderá ser apresentada a senha de acesso ao portal das Finanças, consultando a caderneta predial atualizada
– Deverá saber identificar a sua propriedade no mapa, ou trazer o levantamento dos limites do seu terreno obtido através da aplicação BUPi ou GPS
– Se a propriedade está em nome de herança, o BUPi poderá ser efetuado por qualquer um dos herdeiros, devendo ser apresentada uma das seguintes informações: NIF da herança (em regra consta da caderneta), ou participação imposto de selo, ou habilitação de herdeiros.