BUPi de Tondela identificou cerca de 14 mil terrenos em 2023

04/01/2024 11:53

O Balcão Único do Prédio (BUPi) de Tondela identificou, em 2023, cerca de 14 mil terrenos. Desde que o projeto arrancou, em junho de 2021, já foram georreferenciadas no concelho tondelense 35.926 parcelas.

Tondela é o sétimo município do país e o segundo do distrito com mais processos concluídos.

De acordo com dados fornecidos pela Autarquia, entre os meses de janeiro e de dezembro do ano passado, os técnicos do BUPi de Tondela identificaram um total de 13.955 propriedades. Lajeosa do Dão (1.440), São João do Monte e Mosteiro (1.425), Caparrosa e Silvares (1.403), Castelões (1.015) e o Guardão (1.013) foram as freguesias com mais artigos matriciais georreferenciados.

O Balcão Único do Prédio de Tondela funciona no edifício em frente à Câmara Municipal, podendo ser utilizado por qualquer cidadão interessado em identificar as suas propriedades, sendo aconselhável efetuar uma marcação prévia. O serviço não tem custos associados e será gratuito até 31 de dezembro de 2025.

Os direitos de propriedade dos terrenos só ficam assegurados com o registo dos mesmos junto da Conservatória do Registo Predial. A simples inscrição das parcelas nas Finanças não é suficiente para garantir a segurança e proteção dos direitos de propriedade.

Para que o registo seja gratuito, os proprietários têm de apresentar a localização georreferenciada das suas terras, identificando-as através do desenho dos limites das estremas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *