BTL: De braço dado com o IPV, Nelas apresenta novo Plano Estratégico para o Turismo

04/03/2023 15:43

O Município de Nelas “fechou”, esta sexta-feira, o terceiro dia da presença da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões na Bolsa de Turismo de Lisboa 2023.

O executivo liderado por Joaquim Amaral apresentou, juntamente com o Instituto Politécnico de Viseu, o novo Plano Estratégico para o Turismo do concelho, intitulado “Coração do Dão”.

Um plano que conta com a coordenação de Cristina Barroco, professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, do IPV, e que resulta do protocolo instituído entre a edilidade Nelense e a instituição de Ensino Superior.

Para o Presidente do Município de Nelas, o que foi apresentado na BTL é o «início da construção de um documento», que pretende ser «um fio condutor» para a promoção territorial do concelho.

«O Município de Nelas tem uma riqueza inusitada: turismo cultural, patrimonial, religioso, natureza, saúde e bem-estar, enoturismo, a fileira da vinho do Dão, os produtos endógenos. Com toda esta excelência que temos, com esta diversidade e qualidade, o objetivo é arranjar um fio condutor, uma forma de nos apresentarmos, com base no conhecimento adquirido da Academia», explica o Autarca.

A presença de Nelas na Bolsa de Turismo de Lisboa serviu, no entender do Presidente da Câmara, para projetar o turismo no concelho, em consonância com «a intergeracionalidade de conhecimentos e saberes».

«Trouxemos à BTL, ao nível da gastronomia, um dos chefs maiores do nosso concelho, região e país, o Zé Pataco. Reconhecido pelo país inteiro. O prato que ele serviu foi um grande sucesso, juntamente com a harmonização de vinhos que esteve a cargo de um jovem enólogo, nascido e criado em Nelas, o Carlos Raposo», disse Joaquim Amaral.

Durante a presença de Nelas no espaço da CIM Viseu Dão Lafões também marcou presença uma das principais figuras do concelho, o campeão europeu e mundial de futsal, André Coelho.

«Este conjunto de jovens vem afirmando Nelas como um concelho dinâmico, onde há todas as condições para viver», considera o Edil.

As “cortinas” fecharam com a atuação da Contracanto, associação cultural sediada na Lapa do Lobo, com a performance “É da nossa terra”.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *