O Município de Lamego agraciou Aurora Simões de Matos com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, numa cerimónia pública realizada a 8 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Na semana em que a homenageada celebrou o seu 83.º aniversário, a outorga desta condecoração é fundamentada tendo em conta «o seu inestimável contributo para a promoção e valorização da cultura local e pelo seu empenho em prol do ensino e da inclusão social». Distinção, ainda, do seu papel desempenhado «na preservação e divulgação das tradições culturais da região, contribuindo de forma indelével para o enriquecimento cultural do Município e de toda a comunidade».
Presentes neste ato público, Francisco Lopes e Fernando Ruas, presidentes das autarquias de Lamego e Viseu, sublinharam o contributo de Aurora Simões de Matos para o engrandecimento da vida cultural da região e do país. «Estamos aqui a homenageá-la pelo aquilo que a Professora Aurora é. Marca-nos pela sua firmeza de carácter e pelo seu espírito indomável, tendo conseguido construir uma carreira profissional singular, editar a sua vasta obra literária, marcar gerações e dinamizar o setor cultural do nosso concelho», realça Francisco Lopes.
Rodeada de muitos amigos e familiares, vindos de todo o país, Aurora Simões de Matos agradeceu esta distinção pública: «Lamego, minha segunda pátria, cidade que me acolheu há meio século. Conheço-lhe o sangue. Provei-o já há muito, no suor que escorria de meu rosto, sabor antigo que escorre de seus ramos. É assim que me chega a energia da seiva que procuro onde as raízes entrançam sentimentos. Conheço-lhe as raízes, os caminhos, a voz, o gesto e a imagem de cada esquina, beiral, pedra ou soleira da aliança que com ela fiz. Lamego, cidade velha sempre nova, por quem sonhei, por quem sorri, por quem chorei, por quem sofri, por quem, afinal, me fiz Mulher. Lamego é uma mulher! Ser de todos os sentidos, num só coração (…)».
Natural de Meã, Castro Daire, Aurora Simões de Matos foi a fundadora e principal dinamizadora da “Tertúlia Artes e Letras”, a qual contou com importantes participações, nomeadamente de professores de quase todas as universidades portuguesas, escritores, poetas, jornalistas, cantores, atores, entre outras personalidades ligadas à cultura e ao ensino. É também autora de onze obras literárias e membro da Sociedade Portuguesa de Autores e membro Académico Honorário da Academia de Letras e Artes Lusófonas, sendo considerada uma das mais fortes personalidades da cultura em Lamego.