Aurea, Azeitonas, DJ Wilson Honrado, Gustavo Reinas e Ricardo Camões são os artistas da 32º Feira do Vinho do Dão. Evento conta com cerca de 40 produtores

07/08/2023 16:28

A 32º edição da Feira do Vinho do Dão foi apresentada, esta segunda-feira, 7 de agosto, no salão nobre da Câmara Municipal de Nelas. O evento deste ano conta com cerca de 40 produtores de vinho, artistas nacionais e regionais, workshop’s, provas desportivas, provas comentadas e showcookings com cinco chef’s conceituados.

A iniciativa acontece de 1 a 3 de setembro para o público em geral, mas inicia a 31 de agosto (Dia Técnico), para profissionais do setor.

O evento deste ano, segundo Joaquim Amaral, presidente do Município de Nelas pretende «ir ao encontro do que os produtores do vinho do dão anseiam. É claro que, isto é uma Feira do Vinho do Dão, essencialmente, mas não deixa também de ser um festa, uma celebração do vinho do Dão, de quem nos visita e também do cartaz cultural e dos produtos endógenos».

Entre as novidades deste ano está a presença internacional de Dirceu Vianna Júnior, ao longo dos três dias do evento, único Master Of Wine de língua portuguesa e embaixador dos Vinhos de Portugal que estará em contato permanente com todos os produtores de vinho em exposição, dando-se um grande passo para a projeção dos Vinhos do Dão nos mercados internacionais.

Na quinta-feira, considerado o Dia Técnico, está marcada a apresentação do Projeto de Aldeias Vinhateiras pela AMPV e a Apresentação PEPAC – Plano Estratégico da PAC 2023-2027, com presença do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

A nível musical o cartaz começa na sexta-feira, 1 de setembro, com os Azeitonas e Dj Wilson. E no sábado, sobe a palco a artista Aurea. Já o domingo é reservado ao talento regional, com a presença de Gustavo Reinas e Ricardo Camões.

Os espaços de showcooking serão preenchidos com cinco chef’s do Dão, Diogo Rocha, Henrique Ferreira, Luís Almeida, Paulo Gonçalves e Nuno Fonte. Estes vão ainda apresentar e trabalhar, um novo projeto do município intitulado “À Mesa no Coração Do Dão”, que pretende desenvolver um Roteiro Gastronómico do concelho, com base nas tradições e receitas locais.

Para além disso, na área gastronómica, destaque ainda para os workshops de pão artesanal, broa de milho e enchidos e queijo Serra da Estrela. Os visitantes vão ainda contar com a habitual Praça da Alimentação.

Para além de poder provar e visitar os 40 expositores presentes no certame, poderá assistir a provas comentadas com o enólogos Patrícia Santos, Sónia Martins, Carlos Silva, Pedro Pereira e Mafalda Perdigão.

Destaque ainda, no dia 31 de agosto, para o Grande Prémio Eng. Alberto Vilhena, que este ano para além de premiar os dez vinhos tintos, dez vinhos brancos e cinco vinhos rosados, incluiu também prémio para os cinco espumantes. Com a participação mais uma vez do crítico Luís Antunes, que funcionará como «conselheiro e consultor da feira».

A componente desportiva também estará presente, com a organização de torneios de futebol e ténis, provas de BTT e caminhadas. E ainda Passeios com recriações históricas e memórias de António Lobo Antunes na vila.

Na sexta-feira, dia 1 de setembro, realiza-se a Sessão Solene no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, que marca a inauguração oficial desta edição, com presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Já com os olhos postos no futuro, o presidente da autarquia anunciou ainda, para 2024, o regresso do Teatro Musical com a participação da Associação Contracanto. Joaquim Amaral revelou ainda a intenção de tornar este um evento internacional, com a participação de expositores e visitantes internacionais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *