Surpreendentemente, ficamos com a estranha convicção que os algarvios desconhecem quase por completo o território de Lafões e as suas capacidades enogastronómicas. Foram muitos os que confessaram desconhecer o território.
A nossa Confraria dos Gastrónomos de Lafões esteve presente na FATACIL, uma das maiores e mais importantes feiras comerciais e turísticas do nosso país. Numa iniciativa conjunta da Associação dos Municípios com Vinho e da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, a convite da CM de Lagoa, dois confrades (Carlos Almeida e Carlos Dias) assumiram o papel de embaixadores do território de Lafões, levando até muitos milhares de algarvios e turistas alguns saberes e sabores do vale encantado de Lafões.
A FATACIL, espaço com 70 000 metros quadrados de expositores e restauração, apresentou este ano um espaço nobre de degustação de vinhos algarvios, onde as Confrarias Gastronómicas e Báquicas tiveram oportunidade diária de apresentação e degustação de produtos regionais. A nossa Confraria repartiu o espaço coma Confraria dos Açores e com a Confraria da Marmelada de Odivelas, num esforço comum de promoção dos territórios através dos saberes e sabores enogastronómicos.
Os vinhos de Lafões foram atores fundamentais nesta mostra de dois dias, para muitos visitantes e provadores completamente desconhecidos na sua qualidade e diversidade. Os vinhos de três quintas distintas foram dados a degustar acompanhados de alguns produtos alimentares da região, passíveis de transportar e apresentar nas condições oferecidas (enchidos na grelha, doçaria de romaria, broa com mel, …).
Houve interessante espaço de intervenção pública para todo o país através de uma entrevista em direto para a Rádio Lagoa, e durante cerca de meia hora foi resumido o historial da Confraria, a sua ligação ao Chefe Silva, o trabalho de edição realizado até agora, as principais atividades, e o enorme esfoço no trabalho continuado de promoção e valorização do território, através de alguns dos melhores exemplos da sua enogastronomia.
Em particular os vinhos foram bastante apreciados por muitas centenas de provadores, alguns turistas ou residentes estrangeiros no Alentejo e no Algarve, surpreendidos com a qualidade dos nossos vinhos, curiosos em perceber os modelos de produção, as castas envolvidas, a localização das quintas e suas caraterísticas de “terroir”.
Para além dos livros editados, dos nossos vinhos e de alguns produtos regionais, a Confraria aproveitou para levar grande quantidade de material promocional dos três concelhos, num esforço necessário e continuado para ajudar a seduzir alguns turistas e algarvios para uma visita atenta e informada ao nosso vale encantando de Lafões.
É este trabalho no terreno que deverá produzir efeitos, é este contacto direto que deve ser privilegiado, apoiado pelos municípios na sua exigência e eficácia, trabalho que justifica a existência e atividade da Confraria dos Gastrónomos de Lafões. Obrigado a todos quantos colaboraram nesta iniciativa, em particular à CM de Lagoa pelo convite e apoio logístico e financeiro de realçar.
Carlos Almeida
Vice-Presidente da Confraria