
Dar a conhecer ao mundo a gastronomia, as tradições e cultura nacional parece ser algo fácil de fazer hoje em dia em qualquer plataforma digital, pelo impacto que as redes sociais revolucionaram o mundo. Só que, esse impacto é muito passageiro e o que hoje é visto num ecrã de telemóvel, facilmente no dia seguinte é esquecido.
Nesse sentido, por vezes parece ser necessário ver mais além, neste caso ser visto pelos olhos de uma portuguesa de gema, mas a observar a partir de além-fronteiras. Neste caso concreto, trata-se de uma ideia que veio de um Grão-Ducado, mais precisamente do Luxemburgo.
Para se enquadrar a ideia desde a sua forma e chegar até ao dia de hoje, teremos de viajar no tempo até ao Luxemburgo, passar por Lafões e finalmente viver o presente na Amadora.
A personagem principal desta aventura chama-se Isabel Ferreira, nascida em Lisboa, radicando-se no Luxemburgo usa a sua veia empreendedora e funda a Confraria Gastronómica dos Sabores Portugueses, no Luxemburgo em 2013, confraria da qual é Grã-Mestre.
Sendo há uns anos a esta parte Portugal um destino de excelência, ombreando com outros destinos muitos apreciados internacionalmente, para além de todo um conjunto de mais-valias que Portugal tem para oferecer, para Isabel Ferreira torna-se pertinente que o turismo gastronómico e enológico tenha um importante papel a desempenhar, sendo as Confrarias um excelente alicerce nessa matéria, pois são os guardiões dos saberes e sabores e os embaixadores da investigação e promoção de cada região que representam.
Assim, recuando aos dias 5 e 6 de outubro de 2024, decorreu o fim-de-semana que acolheu o I Encontro de Confrarias no Luxemburgo, que teve presenças ao mais alto nível, como foi a receção do Sr. Embaixador Português no Luxemburgo às confrarias que marcaram presença, sendo que para esse I Encontro a Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões foi a primeira a comunicar a sua presença.
Naturalmente Lafões entra na rota desta aventura por via da “Conferência das Confrarias e o Desenvolvimento Microeconómico”, que se realizou em S. Pedro do Sul, no dia 8 de fevereiro, perante um painel de empresários, empreendedoras e as Confrarias e foi o ponto de partida para outras iniciativas que irão decorrer.
Alicerçando este projeto, surgiu a data de 15 de junho, o dia de concretização de algo grandioso que ficará na memória e contribui para uma história que ainda só agora está a começar: A apresentação oficial da Exposição de Fotografia Itinerante “Sabores e Tradições: Confrarias em Imagens”, que teve lugar na Amadora.
O ato inaugural contou com a presença e discursos dos autarcas do município anfitrião, do Presidente da Casa do Concelho de Tomar, em Lisboa, Carlos Galinha, que representou também o Presidente da Casa das Beiras, em Lisboa, e as Confrarias que contribuíram para a exposição: Cultivo do Arroz de Estarreja, que tem um embaixador no Luxemburgo, António Valente, a da Caldeirada e Camarão de Espinho, da Vitela Assada à Moda de Fafe, a da Amadora, a de Almeirim, a de Lafões e ainda outra de emigrantes, a de Vinhos de Portugal na Bélgica. O Luxemburgo está representado pela Confraria Gastronómica dos Sabores Portugueses.

De salientar que no discurso de Isabel Ferreira, foi elogiada a presença do representante da Direção da Confraria dos Gastrónomos de Lafões, no sentido de “abraçou esta ideia desde o início e tem-se mostrado bastante ativa nesta iniciativa”.
Esta mostra, que tem elementos visuais diversificados, com as Confrarias a escolheram imagens dos seus pratos de marca e dos momentos mais marcantes da sua vida confrádica, Lafões aposta em duas fotografias premiadas no âmbito de concursos, com uma imagem de uma Vitela de Lafões e outra fotografia que retrata a paisagem da Serra da Arada, na época primaveril, sendo um belo postal para captar turismo à região.
Além de todas as Confrarias terem também cedido um traje, que embeleza e diversifica a exposição, o espaço expositivo de Lafões apresenta os livros editados pela Confraria e folhetos promocionais das mais-valias da região.
Até ao capítulo final que ocorrerá em 2026, em que o périplo da exposição terminará no Luxemburgo, a mesma será itinerante e percorrerá o país, sendo a próxima paragem já no dia 3 de julho, com a inauguração desta vez em Lisboa na sede da Casa do Concelho de Tomar.
Aníbal Santos















