ARTIGO DE OPINIÃO – Contra o cancro, todos contam: um apelo à mobilização de voluntários

06/10/2024 18:30

O diagnóstico de cancro representa, invariavelmente, um momento crítico e marcante na trajetória de vida do indivíduo e dos seus familiares. O confronto com o medo da morte e incapacidade, as alterações físicas com impacto na imagem corporal e autoestima, as mudanças na dinâmica conjugal, familiar e social, e na vida académica e/ou laboral, que podem ameaçar a estabilidade económica e financeira do agregado familiar, são desafios que a doença e o tratamento podem impor e que requerem adaptação.

Fundada em 1941, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem registado uma atividade constante, assinalável e próxima, no apoio ao doente oncológico e à sua família, na prevenção primária e na prevenção secundária da doença oncológica, e no apoio à formação e à investigação em cancro.

As campanhas de literacia em saúde, dirigidas a múltiplos grupos populacionais, os rastreios oncológicos, nomeadamente do cancro da mama feminina, o apoio social, emocional, económico e financeiro, quer na fase ativa, quer na fase de sobrevivência, são exemplos da intervenção da LPCC, cuja atuação é ancorada na atividade de milhares de voluntários.

Desenvolvido anualmente e em contexto de voluntariado, o peditório de rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro representa a principal fonte de financiamento da Instituição no contexto comunitário e o garante da sustentabilidade das atividades que promove, no âmbito da sua missão.

Com efeito, são milhares os que, enquanto voluntários, se mobilizam para organizar esta iniciativa que, este ano, terá lugar de 31 de outubro a 3 de novembro. Mas somos sempre poucos para o tanto que há para realizar…

Por isso, lançamos novamente o apelo para que se juntem a nós, colaborando na realização do Peditório. A participação pode ser feita à medida da disponibilidade de cada um: pode ocorrer durante os 4 dias, apenas nalguns ou num período de algumas horas.

A localidade onde realizar é escolhida por si e pode participar sozinho, em família, com amigos ou colegas de trabalho.

Contra o cancro, todos contam.

 

Miguel Pina

Pós-Graduado em Economia Social, MBA em Organizações Sociais

Coordenador Executivo da Liga Portuguesa Contra o Cancro 

Candidatura ao voluntariado pontual no Peditório: https://www.ligacontracancro.pt/peditorio

Informações: 808 910 132 [custo de uma chamada local]

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *