ARTIGO DE OPINIÃO: Consciência quântica (Amit Goswami)

21/06/2023 18:30

“Não há limites para a quantidade de Amor que podemos produzir ou consumir” Amit Goswami 

Concluí há alguns dias apenas a leitura (profunda e encruzilhada) desta obra, assinada por uma das 100 personalidades mais influentes do mundo atual (segundo alguns especialistas). 

Referência mundial em estudos que conciliam ciência e espiritualidade, Amit Goswami ficou conhecido pelo documentário Quem somos nós?. Ph.D em física nuclear pela Universidade de Calcutá, na Índia. É professor emérito da Universidade do Oregon, EUA, além de pesquisador da consciência e um dos maiores nomes da atualidade quando o assunto é desvendar os mistérios da existência. Viaja pelo mundo para ministrar cursos e palestras, e é autor dos best-sellers A física da alma, O universo autoconsciente e esta “Consciência quântica”.

Desde sempre me fascinaram as temáticas do Misterioso ou do Transcendental, do Paranormal e do Espiritual, daí talvez o meu enorme interesse precoce pela História (Mentalidades, Religiões, Arte e Cultura). 

Recentemente organizei na minha escola uma tertúlia sobre “ A outra vida – o que existe depois da Morte”, uma conversa bastante participada, em que quatro convidados nos revelaram o que eles próprios e as ciências e a religião católica pensam sobre a vida depois da Morte (um Padre, especialista em teologia católica; um Espírita professo; um Filósofo e uma Psicóloga). Foi de tal forma inspiradora esta conversa, que logo de seguida procurei mais informação credível sobre os assuntos ligados à espiritualidade e à consciência do ser. E apareceu-me esta obra reveladora. 

A espiritualidade sem a física quântica é uma realidade incompleta.” (Dalai Lama) “Amit Goswami traz uma compreensão profunda da realidade por meio de uma síntese da união entre ciência e espiritualidade. Ele contribuiu mensamente para a minha própria compreensão da natureza da existência.” (Deepak Chopra) 

Desde a Antiguidade, temas como a existência de Deus, a morte e o sentido da vida são explorados por diversas religiões e, mais recentemente, desprezados pelo materialismo científico. No entanto, essas duas visões de mundo mostraram-se incapazes de dar uma resposta satisfatória aos fenómenos da nossa existência. Enquanto as tradições religiosas submetem o mundo material a regras supostamente transmitidas por Deus, a ciência materialista suprime a espiritualidade e descarta tudo que não pode ser explicado pela lógica newtoniana. As inquietações da vida moderna e a nossa própria condição humana acabaram por exigir e provocar o surgimento de uma nova visão do mundo, unificadora, que busca a integração de mente e espírito na ciência. Desta forma, edificou-se um novo paradigma científico, focado na ideia de que a consciência (não a matéria) é o substrato de tudo o que existe.  

Segundo Amit, A FÍSICA QUÂNTICA NÃO É APENAS O FUTURO DA CIÊNCIA, É TAMBÉM A CHAVE PARA A INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DO UNIVERSO, DE DEUS, DA CONSCIÊNCIA, DA VIDA, DA MORTE E DO SENTIDO DA EXISTÊNCIA.

Há mais de duas décadas que o físico indiano Amit Goswami se dedica ao estudo e divulgação deste novo paradigma científico baseado na visão quântica do mundo. Para ele, muito mais do que uma disciplina académica, a física quântica é a chave para a compreensão de nossa existência. Por meio de uma visão que integra ciência e espiritualidade, este livro transformador utiliza os princípios quânticos para explicar pensamentos, sentimentos e intuições; morte e reencarnação; evolução e propósito, entre outros temas cruciais para entendermos o significado da vida. Firmado em dados científicos, Amit Goswami demonstra que a existência humana transcende a experiência física e, portanto, deve ser contemplada em todas as suas dimensões.  

O grande e principal objetivo da existência humana será a vida em felicidade, e todos procuramos de alguma forma alcançar esse objetivo. Mas segundo Amit Goswami muitos de nós andamos completamente perdidos nessa procura, absorvidos por constrangimentos que advêm da força prodigiosa do dinheiro, ou das ideologias, ou da procura dos bens materiais, ou centrados nos problemas em vez das soluções. Este livro ajuda-nos a tornar-nos mais profundos, nós e a sociedade, no que respeita às experiências que nos absorvem, dando significado e satisfação à vida agora e depois da Morte. 

A visão quântica do mundo (integradora, equilibrada, humanizante, consciente, …), trazendo significado mental e energia vital aos nossos atos, valores espirituais (como o Amor, pois não há limites para a quantidade de Amor que podemos produzir ou consumir) e a consciência do eu, irá contribuir para que cada um de nós (e a sociedade por evolução) aumente os seus níveis de felicidade (e por acréscimo, os seus níveis de produtividade). 

Espero ajudar a convencer os leitores (tal como Amit me convenceu) através da leitura desta obra, que a investigação da consciência e a compreensão da visão quântica do mundo (energia vital) são o futuro das ciências e pode levar-nos às respostas para todas as nossas dúvidas (e assim aspirarmos a ser mais felizes na vida e no momento da morte). 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *