Chega hoje ao fim a 85ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, com a realização do contrarrelógio em Viseu, Cidade Europeia do Desporto.
O dia de ontem revelou-se importante para aquela que poderá ser a classificação geral final da prova velocipédica mais importante do pelotão nacional. Afonso Eulálio, da ABTF Feirense, partiu com a camisola amarela para a etapa que ligou Maia ao Alto da Senhora da Graça, mas num dia de muitas mexidas, o principal beneficiado foi Artem Nych, da Sabgal.
O russo integrou a fuga do dia e acabou por chegar à meta, em segundo lugar, a seis segundos do vencedor Abner González, da Efapel, alcançando assim o primeiro lugar da geral.
Afonso Eulálio que tudo indicava ia lutar pela vitória final com o vencedor da Volta a Portugal do ano passado, Colin Stussi, chegou à meta a 4:39 do vencedor da tirada e caiu para o sexto lugar, estando agora a 01:50. Já Colin Stussi desce à terceira posição e está a 53 segundos do novo líder da prova, Artem Nych.
O vencedor da nona etapa, Abner González, é o segundo classificado, a 49 segundos. O melhor português é, agora, Gonçalo Leaça, da Credibom/La Alumínios/Marcos Car, a 57 segundos.
As grandes decisões passam, este domingo, pela Cidade de Viseu. O contrarrelógio final tem um total de 26,6 quilómetros. Estima-se que o último corredor chegará à meta, instalada na Avenida Europa, pelas 17h20.