Arrancou a Campanha de sensibilização “Floresta Segura 2021” da GNR

23/02/2021 10:16

Ontem, dia 22 de fevereiro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou a fase de sensibilização da Campanha Floresta Segura de 2021.

Segundo o comunicado, esta sensibilização realiza-se através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e dos Comandos Territoriais, e tem como principal objetivo prevenir comportamentos de risco por parte da população e “garantia a segurança das populações e do seu património e salvaguardar o tecido florestal nacional. ”

Prevê-se que esta campanha se realize até dia 31 de março, pretendendo sensibilizar tanto os agricultores, como os caçadores ou os produtores florestais, entre outros para respeitarem as faixas de gestão de combustíveis em terrenos com edifícios e junto às estradas assim como prevenir sobre o uso de fogo.

Em 2020 foram realizadas cerca de 4.179 ações de sensibilização, “alertando presencialmente para cerca de 60 mil pessoas sobre a necessidade de adotar medidas preventivas, essencialmente sobre o uso de fogo em queimadas nas limpezas e remoções de matos. O comunicado destaca ainda que foram realizadas cerca de 53.500 patrulhas, percorrendo mais de 3,5 milhões de quilómetros,” refere a nota.

Após a fase de sensibilização, a GNR informa que, iniciar-se-á a fase de fiscalização. No ano passado foram sinalizados “mais de 24 mil situações de incumprimento da gestão de combustível”, dos quais 14 mil foram registos em freguesias prioritárias. “Quanto aos incêndios rurais, registou-se 4.892 crimes que resultaram na detenção de 51 pessoas,” termina o comunicado.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *