Área dedicada para a avaliação de doentes com suspeitas COVID-19 com atividade reduzida

27/05/2020 18:02

O espaço dedicado à avaliação de doentes com suspeitas de COVID-19, que serve os concelho de Tondela, Carregal do Sal e Santa Comba Dão, entrou em funcionamento há quase dois meses e tem “vindo a registar uma atividade cada vez mais reduzida”.

Esta área está a funcionar no Pavilhão da Escola Secundária de Tondela, entre as 14:00 e as 19:00 sendo que está a ser ponderada uma reorganização do atendimento.

“O que se pretende é adequar a resposta àquela que tem sido a evolução epidemiológica da pandemia, em linha com o definido no despacho da ministra da Saúde, que determina a reorganização dos serviços de saúde, as equipas de saúde passam a estar mais disponíveis para responder às necessidades de saúde dos seus utentes. As unidades de saúde vão continuar a privilegiar o atendimento não presencial, estando a atividade presencial dependente de um agendamento por hora marcada, ainda de acordo com o mesmo despacho”, esclarece o município de Tondela.

As extensões de saúde do Caramulo, Molelo e Lajeosa do Dão também estão a ser preparadas para a reabertura, logo que estejas reunidas as condições de segurança.

Este espaço serve o território “com mais de 50 mil habitantes”, e “levou a que o Município de Tondela financiasse obras pontuais, executadas com a maior urgência, de forma a que este espaço pudesse responder aos parâmetros exigidos”.

Apesar da instalação temporária desta valência num pavilhão da Escola Secundária de Tondela, tal não impediu que o terceiro período letivo esteja a funcionar noutros pavilhões, com todas as condições de segurança, para alunos do 11° e 12° anos, de acordo com todas as indicações da Autoridade de Saúde.

Neste contexto, com a realização de uma separação entre os pavilhões onde têm lugar as aulas e a Área Dedicada Covid-19, foram garantidas condições adicionais, reconhecidas pela comunidade educativa, para o funcionamento da ADC, que ocorre em período que não se sobrepõe aos horários letivos.

 

Créditos da foto: Bruno Batista

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *