A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu é o local escolhido para a primeira ação do “Aqui há caminhos”, que decorre no dia 23 de novembro, pelas 15H30, em parceria com a Memória Comum – Associação.
“Peripatos” é o nome atribuído ao percurso, inspirado na denominação dada ao caminho que circundava a Acrópole de Atenas, na Grécia, que a história diz ter sido utilizado por Aristóteles durante as suas lições. A caminhada está, portanto, ligada ao ato de chegar a um local, mas também de alcançar um conceito.
Se houvesse um percurso similar, atual, em Viseu, que conceitos e que percursos, poderiam nortear cada etapa? Filosofar é ter curiosidade. Arrumar informação obtida (em caixas, gavetas, ainda que mentais). É sair da Caixa; pensar fora dela. Se num Museu que se circunda de Jardins – a Quinta da Cruz, Centro de Arte Contemporânea de Viseu – caminhamos para dentro, ou lá dentro?
O Município de Viseu promove o “Aqui há caminhos” no âmbito do projeto-âncora “Aqui há…”, com quatro atividades mensais a realizar em cada sábado. Esta atividade decorrerá no terceiro sábado de cada mês, com vista à dinamização de um percurso que apela à caminhada, ao pensamento e ao debate de ideias.
A iniciativa é gratuita e dirigira ao público geral, com idade superior a 12 anos, mas de inscrição obrigatória, através do e-mail quintadacruz@cmviseu.pt. A atividade está limitada a 25 pessoas e terá uma duração prevista de 45 minutos.