Aprovados 4 milhões de euros para recuperar património na região Centro

15/03/2021 11:38

A Direção Regional de Cultura do Centro viu aprovadas sete candidaturas no âmbito do Programa Operacional Centro 2020. A Catedral de Viseu e a Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, em Mangualde, estão incluídas.

As obras no Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, em Mangualde, já iniciaram em 2020 e contam com um apoio de meio milhão de euros.  A intervenção que deve estar concluída até ao final de 2021, prevê a substituição do revestimento em telha da igreja, ações de conservação e restauro sobre elementos pétreos, recuperação de e consolidação de alvenarias e abóbadas e instalação de caixilharias.

Segundo o Diário de Viseu, na Sé da capital de distrito, os investimentos rondam os 1,35 milhões de euros e preveem a melhoria das condições de fruição daquele espaço através de ações de salvaguarda do património, com particular foco na sua capacitação para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

A antiga residência paroquial vê o seu interior reformulado, com a instalação de um elevador, permitindo o acesso por todos os visitantes ao piso superior e ao Passeio dos Cónegos.

No interior da igreja será implementada uma estrutura de elevação do pavimento do transepto, visando a proteção da zona onde existem sepulturas e a torre do relógio ficará acessível ao visitante através da execução de acesso vertical.

Será, igualmente, feita uma revisão das coberturas e dos sistemas de drenagem de águas pluviais, a reparação das fissuras e fracturas em paramentos e outros trabalhos de consolidação estrutural, trabalhos de limpeza e pinturas, reparação e substituição de caixilharias degradadas. As ações de conservação e restauro contemplam o retábulo da capela-mor, a capela da Anunciação e a Capela do Crucificado, assim como painéis, de azulejos da antiga Capela Batismal e da Capela de São Pedro.

O concurso público desta obra foi lançado no início da semana passada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *